top of page
Membros do NEFB
Linha de pesquisa:
Literatura, discurso e identidade
Linha de pesquisa:
Teorias linguísticas e
ensino do francês no Brasil
Profa. Dra. Ana Cândida Brandão
Possui graduação em Letras Neolatinas-Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestrado em Langue et Littérature Moderne et Contemporaine pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) e doutorado em Letras Neolatinas (Literatura Francesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de língua francesa do Colégio Pedro II, Campus Humaitá II. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua e Literatura Francesas. No campo de estudo linguísticos, pesquisa o ensino de francês língua estrangeira (FLE). No campo dos estudos literários, pesquisa principalmente questões ligadas ao surrealismo, ao fantástico e ao insólito.
Contato: acandidab@gmail.com | Lattes
Profa. Esp. Aline Santos de Lima

Possui graduação em Letras - Português/Francês e Especialização em Tradução em Língua Francesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professora de Francês do Ensino Básico no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, expressão escrita, interação, francês e autonomia. Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF (Universidade Federal Fluminense). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, expressão oral e escrita, interação, interculturalidade, francês e autonomia.

Contato: profalinelima@gmail.com | Lattes

Prof. MSc. Carlos Guilherme de Souza Sampaio

Possui graduação em Letras - Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Letras - Português/Francês - Tradução em Língua Francesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Doutorando em Linguística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro vinculado à linha de pesquisa: Práticas de linguagem em contextos variados: enunciação, discurso e interação.

Contato: cguilhermesampaio@hotmail.comLattes 

Profa. Dra. Claudia Maria Pereira de Almeida

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora associada de Língua e Literatura Francesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora de ensino fundamental e médio de francês do Colégio Pedro II. No campo dos estudos literários, pesquisa principalmente questões ligadas à alteridade, ao bilinguismo, aos deslocamentos e migrações, à estrangeiridade e às construções de ethos.

Contato: cmp.almeida@yahoo.com.br | Lattes

Prof. Dr. Edmar Guirra dos Santos

Graduado em Letras pela UFRJ, mestre e doutor em Literaturas de língua francesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da mesma universidade, participa do grupo de pesquisa ARS Arte Realidade Sociedade (UFRJ-FBN) e, ainda, do projeto Circulação Transatlântica dos Impressos - a globalização da cultura no século XIX (UVSQ-UNICAMP). Atua, principalmente, no tema Jules Verne, estuda as relações entre a literatura, a sociologia e as artes e se interessa pelas questões que envolvem o campo editorial e a materialidade do livro. Trabalha como professor de francês língua estrangeira no Colégio Pedro II. Em 2015, foi eleito membro do Conselho Administrativo do Centre International Jules Verne (CIJV).

Contato: edmar.guirra@yahoo.com.br | Lattes

Prof. Dr. Jorge de Azevedo Moreira

Possui graduação, bacharelado e licenciatura, em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Letras Neolatinas (Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa) e doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela mesma universidade. Atualmente é professor de francês do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua francesa, tendo atuado em cursos livres. Também tem experiência como professor de língua portuguesa, como substituto da Faculdade de Letras da UFRJ (2003-2004) e professor efetivo da rede de estadual de ensino do Rio de Janeiro (2005-2007). Interessa-se pela pesquisa dos seguintes temas: análise do discurso; literatura e realismo; ensino de FLE.

Contato: jorgedeazev@gmail.com | Lattes

Prof. Dr. Luciano Passos Moraes

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado em História da Literatura pela mesma universidade e doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é professor no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de francês como língua estrangeira e literaturas francófonas. 

Contato: lucpassosmoraes@gmail.com | Lattes

Prof. Dr. Luiz Paulo dos Santos Monteiro

Possui bacharelado e licenciatura em Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Letras Neolatinas/Literaturas de Língua Francesa e doutorado em Letras Neolatinas/Literaturas de Língua Francesa pela mesma universidade. É professor de Francês do Colégio Pedro II.

Contato: lupamont@gmail.com | Lattes

Profa. Dra. Patrícia Alves Carvalho Corrêa

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado e doutorado em Letras pela mesma universidade. Atualmente é professora, coordenadora pedagógica de língua francesa do Colégio Pedro II, campus São Cristóvão III e chefe adjunta do Departamento de Francês do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Francesa. No campo dos estudos literários, dedica-se aos seguintes temas: Naturalismo - Aluísio Azevedo - Émile Zola - Folhetim - fantástico - gênero policial - Historiografia.

Contato: patriciacc@icloud.com | Lattes

Prof. Esp. Daniel Vilaça dos Santos

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras Português/Francês, Aperfeiçoamento em Letras Neolatinas e Especialização em Literatura Brasileira (Literatura Infantil e Juvenil) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Francês Língua Estrangeira, tendo atuado no Colégio Pedro II (CPII), no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp. Uerj) e na Aliança Francesa do Rio de Janeiro (AF-Rio), instituição na qual também atuou como Coordenador Pedagógico Assistente. Atualmente é Professor e Coordenador Pedagógico do Departamento de Francês do Colégio Pedro II. Também é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), vinculado à linha de pesquisa "História, sujeitos & processos educacionais", do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (PROEDES).

Contato: dvilaca@hotmail.com | Lattes

Profa. Esp. Diva Maria Pimentel Rocha

Professora de Francês, licenciada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com curso de especialização em língua francesa pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris. Atualmente é Chefe do Departamento de Francês do Colégio Pedro II. Graduada em psicologia pela Universidade Veiga de Almeida com especialização na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro de Psicologia da Pessoa no RJ. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) - Educação e Cultura Contemporânea, na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais.

Contato: rocha.diva@gmail.com | Lattes

Profa. Dra. Erika Noel Ribas Dantas

Possui Graduação em Letras - Habilitação em Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Licenciatura Plena em Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Letras Neolatinas: opção Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Doutorado em Letras Neolatinas: opção Língua Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora do Colégio Pedro II. Já atuou nas redes de ensino Estadual e Municipal do Rio de Janeiro e trabalhou como tradutora-intérprete de Língua Francesa no Setor de Convênios e Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: francês, ensino-aprendizagem de línguas, metodologias de ensino, análise do discurso, relações internacionais.

Contato: erikanoel@gmail.com | Lattes

Prof. Dr. Felipe Barbosa Dezerto

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é docente de língua francesa, coordenador pedagógico de francês do campus Humaitá II do Colégio Pedro II e líder de pesquisa do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em análise do discurso, história das ideias linguísticas e língua francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: francês, colégio pedro ii, ensino, livros didáticos e disciplinarização.

Contato: fbdezerto@hotmail.com | Lattes

Profa. MSc. Gabrielle Bonzoumet Cardoso Salles

Possui Licenciatura em Letras: Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora de francês no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de ensino de francês como língua estrangeira, e na área de Linguística Gerativa, com foco no estudo morfológico comparativo entre línguas.

Contato: prof.gabrielle@gmail.com | Lattes

Profa. MSc. Kamila de Oliveira Carvalho

Possui graduação em Letras-Português/Francês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Tradução - Língua Francesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Literaturas Francófonas (UFF). Atualmente é professora de francês no Colégio Pedro II.

Contato: kamilacarvalho@uol.com.br | Lattes

Profa. MSc. Katharina Jeanne Kelecom

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Tradução Português/Francês e mestrado em Linguística pela mesma universidade. Atualmente é professora de ensino fundamental e médio no Colégio Pedro II. Atua como coordenadora da equipe de Francês do Colégio Pedro II, Campus Tijuca II. Atua principalmente nos seguintes temas: fle, linguagem e trabalho, trabalho docente, ead.

Contato: katharinakelecom@gmail.com | Lattes

Profa. Esp. Kelly Virginia Martins

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira (UERJ). Atua como professora de Ensino Básico Técnico e Técnologico do Colégio Pedro II desde 2013. Atua em projeto de pesquisa na área de Ensino e Avaliação de Francês no âmbito da escola pûblica.

Contato: kellyvmartins@yahoo.com.br | Lattes

Profa. Dra. Márcia da Anunciação Barbosa Gamaury

Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialização em Língua Francesa - Tradução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), aperfeiçoamento em Língua Francesa, mestrado e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora de Francês do Colégio Pedro II, onde exerceu por sete anos a função de Coordenadora de Série. Membro do Júri dos exames DELF e DALF - Diplomas oficiais de proficiência em francês expedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional. 

Contato: marciaab@gmail.com | Lattes

Profa. Esp. Maria Gabriela Braga da Silva

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em Francês Língua Estrangeira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência no ensino de francês língua estrangeira.

Contato: mariagabrielabraga@gmail.com | Lattes

Profa. MSc. Maria Teresa de Castello Branco Fantinato

Possui graduação em Letras/Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa

Contato: tfantinato@uol.com.br | Lattes

Profa. Esp. Mariana Apoteker Azevedo de Souza

Possui Licenciatura Plena em Letras Português/Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em Ensino de Francês Língua Estrangeira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi monitora de francês na Divisão de Desenvolvimento da UFRJ, professora de língua francesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp UERJ) e professora de Língua Francesa na The British School of Rio de Janeiro. Atualmente, trabalha como professora efetiva de Língua Francesa no Colégio Pedro II.

Contato: apoteker.mariana@gmail.com | Lattes

bottom of page