top of page
Arte_limpa_II_Seminário_NEFB-min.jpg
9 de setembro de 2016
    As questões que envolvem o ensino e a aprendizagem de francês na educação básica no Brasil são cada vez mais desafiadoras para as pesquisas que se interessam por esse tema. Por essa razão, o Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros do Colégio Pedro II organizou seu primeiro seminário para que as pesquisas realizadas por seus membros pudessem ganhar mais visibilidade dentre a comunidade acadêmica de dentro e de fora da instituição.
    Consideramos que uma produção de conhecimento que parte do ensino básico e que se volta também para o ensino básico pode dinamizar o ensino do francês, enquanto disciplina escolar. Propusemos este seminário, então, para abrir um canal de discussão e reflexão sobre nossas práticas pedagógicas e sobre os desafios que nos são colocados pelo cotidiano escolar.
    Reunindo professores/pesquisadores em duas linhas de pesquisa, Literatura, discurso e identidade e Teorias linguísticas e ensino do francês no Brasil, o Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros convidou a comunidade científica para o debate e para a reflexão acerca dessas questões que envolvem o ensino escolar do francês, partindo das mais variadas tomadas de posição frente a objetos circunscritos nesse ensino, dos mais variados lugares teóricos, dos mais variados olhares sobre esses objetos.
    Acreditamos poder dar uma importante contribuição para os estudos em torno do ensino do francês no Brasil, além de abrir um diálogo contínuo entre pesquisadores dessa área, para que as reflexões acerca desse ensino não parem de se multiplicar.
Confira a programação completa do evento
ReFLEtindo II [2015]
O francês como língua estrangeira escolar:
sua trajetória, seu espaço, seus desafios
10 de setembro de 2015
    O evento ReFLEtindo II, o francês como língua estrangeira escolar: sua trajetória, seu espaços, seus desafios deu continuidade a reflexões suscitadas a partir do evento ReFLEtindo, entre o passado e o presente: os rumos do ensino de FLE no Brasil, ocorrido em 2014 no Colégio Pedro II e que reuniu, em torno do ensino do francês, professores e pesquisadores, dos mais variados campos teóricos.
    Pensar o ensino do francês na educação brasileira a fim de traçar seus rumos, diante das transformações que se configuram no atual momento, foi o objetivo dessa segunda edição. Para tanto, não se pretendeu negligenciar questões construtivas do ensino de francês, como a reflexão sobre o ensino de língua estrangeira, o papel institucional que sustenta esse ensino, o espaço de circulação das línguas, as políticas linguísticas de promoção do francês e demais línguas que com ele circulam no espaço escolar brasileiro bem como as influências dos estudos do Français Langue Étrangère (FLE) no ensino de francês no Brasil.
    Assim, pretendeu-se discutir e refletir sobre que língua ensinamos em nossos espaços institucionais de educação, que práticas desse ensino foram e ainda são produtivas no processo ensino/aprendizagem e que desafios se apresentam para professores e alunos, agentes dessas práticas educacionais. Dessa forma, repensando nossas ações do passado e do presente, imbricadas em questões político-educacionais constitutivas do campo disciplinar francês, foram colocadas em discussão as evidências que direcionam o ensino do francês no Brasil.
Confira a programação completa do evento
bottom of page