top of page
Alguns projetos do Departamento de Francês acolhidos pelo NEFB
Aprofundamento, elaboração e organização de material didático
Atelier d'écriture Autour des Pierres
Este projeto tem como meta elaborar e organizar uma coletânea de materiais didáticos que auxiliem no aprendizado do aluno. O livro didático é indiscutivelmente uma ferramenta primordial para o êxito do trabalho escolar. Em contrapartida, cada grupo de alunos apresenta sua particularidade, em relação à facilidade/dificuldade de aprendizagem da língua, requerendo assim uma ação pedagógica eficaz por parte do professor de modo a levar o grupo a progredir nos estudos. Deste modo, o professor pode selecionar e/ou confeccionar um material destinado exclusivamente àquele grupo particular. Projeto iniciado em 2014.
A proposta consiste em apresentar e discutir textos literários em língua francesa que serão o ponto de partida para a escrita criativa em francês. Trata-se de estudar os textos identificando características e estratégias de escrita que serão retomadas no ato de escrever. O projeto tem como principais objetivos estimular a leitura de textos literários em francês, aprimorar competências e estratégias de compreensão e produção escritas em francês e favorecer o acesso a bens culturais produzidos em língua francesa. Desenvolvido em 2015, com turmas de 1a série do Ensino Médio do Campus São Cristóvão III, o projeto teve como produto a publicação do livro Autour des Pierres, com produções dos alunos.
O livro está disponível aqui.
Atelier Pierrot
DELF Scolaire
A apresentação do francês aos alunos do 5o ano do primeiro segmento do Ensino Fundamental constitui um importante facilitador de sua aprendizagem nos anos subsequentes. A maneira considerada mais eficaz para tal aprendizagem tem se mostrado ser a de natureza lúdica: jogos, desenho e música. O objetivo deste projeto é, portanto, apresentar atividades comunicativas para despertar a atenção do público-alvo e seu posterior interesse no aprendizado do francês no segundo segmento do Ensino Fundamental. Projeto iniciado em 2014.
Nos últimos onze anos, o Projeto DELF Scolaire (Diplôme d'Études en Langue Française), com suas ações planejadas e implementadas pelos parceiros (Colégio Pedro II, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Aliança Francesa do Rio de Janeiro), vem ampliando o interesse do alunado em aprofundar seus conhecimentos, competências e habilidades para o uso do francês. O objetivo principal deste projeto é auxiliar no desenvolvimento da compreensão e da produção orais em francês e no aprofundamento das competências de compreensão e produção escritas, preparando os alunos para os exames do DELF Scolaire e para intercâmbios oficiais, em países francófonos. Até 2016, mais de 2340 estudantes obtiveram seus diplomas graças à participação no projeto, totalizando 99,9% de aprovação no exame. Projeto iniciado em 2006.
Mediatecas de francês
Nivelamento
Este projeto refere-se à utilização pelos alunos do Colégio Pedro II de dois ambientes multimídia de expressão francesa e francófona: a mediateca Jean-Luc Lagardère, no Campus São Cristóvão II, e a mediateca de Francês Paulo Rónai, no Campus Realengo II. Tem como objetivos auxiliar os alunos a desenvolver as competências e habilidades comunicativas de compreensão oral e escrita, bem como aquelas de produção oral e escrita, em francês, aproveitando os recursos das tecnologias da informação e da comunicação. Os espaços das mediatecas servem de esteio para que se coloque em prática a integração da tríade ensino, pesquisa e extensão. Projeto iniciado em 2003 e retomado em 2014.
O projeto visa oferecer suporte linguístico aos alunos da 1a série do Ensino Médio que ingressam no Colégio Pedro II por meio de processo de seleção e classificação de novos alunos. Respeitando a opção dos novos alunos por estudar o francês, o Nivelamento oferece-lhes as competências e os conteúdos necessários para que, mesmo sem conhecimentos prévios da língua, possam integrar, sem maiores problemas, as turmas regulares de francês. Ocasionalmente, o projeto é oferecido, ainda, a alunos de outras séries, sobretudo do Ensino Fundamental, quando há entrada no colégio de estudantes em séries intermediárias. É imprescindível para a integração dos novos alunos, pois promove a democratização das oportunidades de aprendizagem de uma nova língua, o francês. Projeto iniciado em 2010.
bottom of page