top of page
I Jornada Pesquisa e Ensino de Francês - 2017
Apresentação
     Pensar o ensino por meio da pesquisa é, ao mesmo tempo, um desafio e uma demanda em uma sociedade cada vez mais dinâmica e em transformação. Nesse sentido, o ensino do francês enquanto língua estrangeira escolar não nos suscita menos reflexões e estratégias que visem ao êxito desse ensino.
     Com a JORNADA PESQUISA E ENSINO DE FRANCÊS, o Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros pretende trazer para o debate propostas ou caminhos para o francês escolar diante dos obstáculos que nos surgem enquanto professores e que perpassam nosso cotidiano: a dinâmica institucional, as estratégias pedagógicas, os processos de aprendizagem, a adequação dos recursos didáticos, o lugar do contato intercultural e das expressões literárias e culturais em jogo etc. Essas são questões para as quais buscamos novas saídas em um movimento duplo que liga a teoria e a prática, em um contexto escolar do passado que precisa atender o novo. Para tanto, desautomatizar nossos rituais de ensino, abrindo espaço para o que os questionamentos nos trazem, é uma necessidade que alimenta tanto a prática pedagógica quanto a produção acadêmica sobre o ensino que pretendemos.
     Buscando caminhos que nos façam mais conscientes de nossa atuação enquanto professores de francês e menos reprodutores de conhecimentos e pedagogias, convidamos pesquisadores, professores e futuros professores a se juntar a nós nessa jornada que entendemos necessária e produtiva para as atuais demandas do francês em contexto escolar.

Felipe Dezerto

Líder do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros

bottom of page