top of page
II Jornada do NEFB/CP2 - 2019:
Francês e interdisciplinaridade na formação humanística do CP2
NEFB Jornada 2019 - ARTE REDES SOCIAIS.p
Apresentação
     
Um dos desafios mais delicados e complexos referentes à educação de crianças e adolescentes, nos dias de hoje, é a questão do confronto entre o cumprimento do currículo de disciplinas escolares e a formação propriamente dita desses jovens. Não raro, notamos uma disparidade entre educação formal e formação humanística - aquela que implica e explica a expansão da imaginação moral de uma pessoa. Essa expansão ocorre sobretudo através do contato com a história, com a filosofia, com a arte, desde as artes plásticas, passando pela música, pelo teatro e a literatura.
 
O estudo de línguas estrangeiras também se inscreve em uma formação humanística, pois possibilita aos alunos uma grande experiência formativa e a abertura para o estudo e compreensão de outras culturas. A língua francesa não fica distante nesse quadro: disciplina no Colégio Pedro II desde a sua fundação, em 1837, ela é fortemente associada a um prestígio intelectual desejado.
 
O Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB) procurará mostrar na sua II Jornada de estudos que o ensino do francês no Colégio Pedro II não se restringe a cumprir planos escolares de capacitação e habilidades, mas se inscreve como disciplina chave para realização de parcerias interdisciplinares que visam a formação da sensibilidade estética e a construção de um alicerce ético dos alunos, fundamentado no contato com as artes, com a literatura, com a filosofia, com a história e com outras línguas.
 
Edmar Guirra
Líder do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros
Durante a Jornada, foi lançado o livro "Filosofia, linguagens e cognição", do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Linguagens do Colégio Pedro II.
bottom of page